Banhado pelo Mar da China em toda sua extensão leste, o território do Vietnã limita-se ao norte com a China e a oeste com Camboja e Laos. A nação está situada na península da Indochina, que, após a conquista da independência perante os franceses, em 1954, foi dividida em quatro países: Laos, Camboja, Vietnã do Norte e Vietnã do Sul.
Em 1959, o Vietnã do Norte, sob regime socialista, iniciou uma luta contra o Vietnã do Sul pela reunificação do país. Temendo uma expansão do socialismo no Sudeste Asiático, os Estados Unidos, em 1961, entrou no conflito em defesa do Vietnã do Sul, intensificando a Guerra do Vietnã. Tropas estadunidenses lançaram bombas com desfolhante químico (agente laranja), provocando a destruição de áreas agrícolas e de floresta, além de provocar várias mortes. Somente em 1975, a guerra chegou ao fim, com um saldo de mais de 58 mil mortes de soldados dos EUA e 2 milhões de vietnamitas. No dia 2 de julho de 1976, o Vietnã foi reunificado, adotando o regime socialista com o apoio da União Soviética.
Alguns dias atrás assisti uma live com a equipe do @redess muito bem conduzida pelo meu amigo e professor @bernardomonteiro.ri e tendo por entrevistado Wagner Lacerda Dantas, @wagnervavald. O tema foi “Wuhan: do Lockdown a reabertura. As fases do Cobid-19”. Apesar de ser morador de Wuhan onde é bolsista pelo Instituto Confucio, a entrevista foi dada da cidade de Hai Duong, Vietnã. A live foi rica em vários aspectos.
Deixando de lado as discussões que envolvem ideologias conflitantes e que em dias atuais tem sido motivo para os mais hostis atos e ações, quero aqui registrar meu olhar humanizado para a postura desde povo em particular. Mesmo em meio ao cenário polarizado que o mundo testemunha creio haver espaço para olhares de aprendizado, em especial para esta história do povo vietnamita. Shapiro em seu livro O lado certo da historia assim diz:
Quanto mais frívolo é o assunto mais intensas são as batalhas
Ben Shapiro
Sendo assim assim deixe-me dividir com você algo que pude aprender sobre a capacidade de resiliência, adaptação e superação de um povo que, vivendo o que viveram, aprenderam a contornar a adversidade e a se reerguer do monturo.
Um dos aprendizados obtidos foi a capacidade de resiliência e superação do povo vietnamita. Sua história marcada por guerras e dominações deixaram ensinamentos que até hoje podem sem vistos em cada canto do país. Me refiro a canto no mais puro sentido da palavra. Pois bem, em função da devastação do pós guerra o povo desenvolveu a cultura do “plantar” em qualquer lugar de terra disponível. Qual a razão? Se todo cidadão plantar ou semear alimento em todos os espaços possíveis, sempre haverá quem possa ser beneficiado quando a escassez, por ventura, bater a porta. A vida vencerá e ocupará os espaços da nação por menor que estes espaços sejam. O resultado? Por onde quer que você caminhar por Hai Duong ou outra cidade Vietnamita poderá ver legumes e demais frutos sempre disponíveis como um grande Hortifruti a céu aberto e livre para que qualquer pessoa tenha acesso.
Achei incrível o ensinamento. Assim como o Vietnã se ergueu aproveitando os espaços disponíveis, acredito que todos podemos o mesmo ao plantarmos algo bom sempre que a vida nos oferecer oportunidades. Os cenários de terra arrasada são locais de reflexão. Ali são enterrados sonhos, projetos e histórias. Porém, para um povo marcado pela determinação, estes mesmos cenários podem se revelar oportunos para que busquemos em nós mesmos os recursos necessários à reconstrução, desenterrando assim os sonhos sufocados pela desolação. Não sabemos dizer quais os rumos que o mundo tomara ou ainda quais os desdobramentos que teremos no pós-covid, mas quero de antemão adotar este espírito de resiliência e de esperança que esta história nos traz e desafiar ao leitor que, de igual forma, se revista deste perfil inspirador. Por isso, sempre que houver uma oportunidade, plante algo.
2 Comments
I’m not that much of a online reader to be honest but
your blogs really nice, keep it up! I’ll go ahead and bookmark
your site to come back later on. Many thanks
Hello! I’m at work surfing around your blog from my new apple iphone!
Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your posts!
Keep up the great work!