Cosmovisão Processual x MindSet Digital

No momento em que escrevo este artigo, exercendo pensamento analítico e propositivo, diversas transformações nos processos de gestão organizacional estão simultaneamente acontecendo. A inevitabilidade nunca foi tão latente. As SoftSkils e as discussões que envolvem suas aplicações e necessidades diante do Novo Normal, revelam que de fato entramos numa transição onde os processos cedem cada vez mais espaço à geração de ideias na solução de problemas complexos. Porém somos caracterizados por uma nova sociedade que, apesar de se manter sobre a base da produção e consumo, nota que sua forma e estado de consumir não são os mesmos.

De acordo com dados da Nações Unidas, a população mundial gira em torno de 7,7 bilhões de pessoas. Somados os usuários com contas ativas no YouTube e Facebook, os números chegam a 4,1 bilhões revelando que apenas estas duas plataformas digitais concentram e alcançam 60% da sociedade mundial. Estes dados podem ser avaliados de diversas formas e para diversos fins, porém, meu ponto se limitará a mudança de estados mentais que o dado revela. O Mindset Digital nunca se fez tão presente e necessário, trazendo ainda como resultante novas formas de relações profissionais onde a adequação e a fluidez nos processos nunca se fizeram tão necessários. Como Bauman acrescenta:

“Os tempos são líquidos porque, assim como a água, tudo muda muito rapidamente. Na sociedade contemporânea, nada é feito para durar”.

Zigmunt Bauman

Face ao exposto e submergidos neste novo normal líquido, mutável e adaptável, é inegável que o momento nos exige ressignificar conhecimentos e ainda ampliar a palheta dos recursos já adquiridos. O desenvolvimento de novas habilidades e as softskils exigidas pelo novo mercado apontam para o que a Gestão de Mudança já tem atentado em suas abordagens. A mudança é a realidade que nos toca. Trabalho remoto, comunicação digital e consumo on line são alguns dos aspectos que retratam este novo estado.

Tomo aqui a iniciativa de apresentar proposições que nos auxiliarão neste Novo Normal. Faça da aprendizagem um hábito e busque a adaptação constante. Seja fluido, ajustado. Explore seus recursos internos e fique atento quanto as novas habilidades, softskils, que os novos líderes e gestores precisarão desenvolver. Me permita apenas citar algumas:

  • Pensamento Crítico, Analítico e Inovação
  • Liderança e influência social
  • Inteligência Emocional
  • Raciocínio resolutivo
  • Negociação
  • Solução de Problemas complexos.

A imprevisibilidade é o que caracteriza o Mindset Digital. Por isso, ser flexível contribui para a construção desse novo profissional que, não abandonando os processos e modelos essências, se projeta às novas formas de gestão e resolução na intenção de seguir esse fluxo on line em que todos nós navegamos. Apesar de ainda necessitarmos dos processos técnicos que até em alguns casos já são desempenhados por algoritmos, registro que a leitura destes dados e a aplicação e tratativas resultantes sempre contarão com a humanização profissional. Sendo assim, bem vindos ao Novo Normal.

Deixar um comentário